FLIP FLOP
O QUE É?
Um flip-flop é um circuito eletrônico com dois estados estáveis que podem ser usados para armazenar dados binários. Os dados armazenados podem ser alterados aplicando diversas entradas. De forma geral podemos representar o flip-flop como um bloco onde temos 2 saídas: Q e Q’ (Q linha), entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). A saída Q será a principal do bloco. Este dispositivo possui basicamente dois estados de saída. Para o flip-flop assumir um destes estados é necessário que haja uma combinação das variáveis e do pulso de controle (Clock). Após este pulso, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novo pulso de clock e, então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado.
COMO FUNCIONAM?
Como os flip-flop são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop.
EXEMPLOS E TIPOS:
TIPO RS BÁSICO
Temos as duas saídas Q e Q’ e suas variáveis de entrada são um Set e um Reset, onde o Set seleciona o nível lógico 1 na saída do circuito(Q) e o Reset que seleciona o nível lógico 0 na saída (Q’).
TIPO RS COM CLOCK:
A única alteração em é a entrada de um clock que é a peça fundamental para o circuito, pois quando ativo ele altera a saída de acordo com as variáveis de entrada.HH
TIPO JK:
Nada mais é que um Flip-Flop RS realimentado.
TIPO JK COM PRESET E CLEAR:
Temos a entrada de duas novas variáveis, o Preset e Clear, que determinam o funcionamento do Flip-Flop. Onde o Preset seleciona o nível lógico 1 na saída, independente do que está nas entradas, assim como o Clear seleciona o nível lógico 0 na saída independente do que está nas entradas.
Importante ressaltar o uso das portas inversoras antes das entradas preset e clear e por isso tivemos esse resultado. Podemos então concluir que quando as entradas Preset e Clear forem iguais a 1, o FlipFlop apresentará as mesmas características de um Flip-Flop tipo JK.
Tipo T:
Este Flip-Flop é obtido a partir de um Flip-Flop JK Mestre-Escravo, onde temos as entradas J e K curto-circuitadas, assim o circuito só pode assumir dois estados lógicos.
Este Flip-Flop é utilizado como célula principal dos contadores assíncronos, além de serem divisores de frequências.
TIPO D:
Este apresenta a semelhança de curto-circuitar as entradas, porém ao invés disso, temos a presença de uma porta inversora entre as duas entradas.
O Flip-Flop tipo D, utilizado principalmente como registradores de deslocamento, devido a sua capacidade de armazenar dados.
REFERENCIAS:
https://blogdaeletrica.com.br/2021/09/12/o-que-sao-flip-flops-como-funcionam/
https://www.inf.ufpr.br/kunzle/disciplinas/ci068/2019-1/slides/aula15_flip_flops.pdf
https://sistemadigitais.wordpress.com/2010/05/31/flip-flop/#:~:text=Como%20os%20flip-flops%20s%C3%A3o%20implementados%20na%20forma%20de,de%20entrada%20e%20na%20equa%C3%A7%C3%A3o%20carecter%C3%ADstica%20do%20flip-flop.
Comentários
Postar um comentário